A secretaria regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, Rafaela Fernandes encerrou a sessão comemorativa do 8.º aniversário da Escola Agrícola da Madeira.
Na ocasião a governante sintetizou o evento apontando 4 pilares essenciais: Água; terra; autonomia e segurança alimentar e saúde e bem-estar.
Falando sobre a água, a governante sublinhou a importância deste recurso e a conclusão de uma proposta de revisão do regulamento para posterior discussão pública com relevância para o apoio do Governo Regional através de contrato-programa com a ARM.
Já sobre a terra, Rafaela Fernandes reiterou para a importância da regularização da titularidade das parcelas agrícolas, da responsabilidade da direção regional de Ordenamento do Território, nomeadamente nos concelhos onde antes não havia cadastro, sobretudo dos terrenos com potencial produtivo para permitir acesso a apoios disponíveis e o desenvolvimento do plano estratégico para a agricultura.
Falando sobre o contexto atual a governante focou a importância da autonomia alimentar sublinhando a área da pecuária e da segurança alimentar.
Por fim fez referência aos apoios disponíveis no âmbito do PEPAC e do POSEI bem como o trabalho dos GAL (Grupos de Ação Local) Acaporama e Adrama com prioridade para o desenvolvimento rural e bem-estar das populações.
Rafaela Fernandes felicitou ainda Susana Fontinha, Chefe de Divisão de Formação e Investigação e diretora da Escola Agrícola da Madeira pelo trabalho desenvolvido para o plano de formação interna externa e acompanhamento dos projetos de investigação e o trabalho de proximidade desenvolvido pelos serviços nomeadamente os técnicos concelhios.