Estão abertas as candidaturas ao Programa +ENERGIA, que estabelece um sistema de incentivos para a produção e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis na Região Autónoma da Madeira.
Este programa irá contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa e para a diminuição da dependência externa da Região. Simultaneamente, irá incentivar à adoção de padrões de produção e consumo mais sustentáveis, reforçando a sustentabilidade e a responsabilidade tanto dos cidadãos, como das empresas. Neste contexto, o Programa vai contribuir para a prossecução dos objetivos e das medidas inscritas na Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas da Região Autónoma da Madeira (Estratégia CLIMA-Madeira).
As entidades beneficiárias do +ENERGIA são:
a) Pessoas singulares;
b) Outras entidades: i. Micro, pequenas e médias empresas (PME), de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica; ii. Cooperativas; iii. Instituições particulares de solidariedade social; iv. Associações sem fins lucrativos; v. Condomínios.
O apoio máximo a conceder no reveste a forma de incentivo não reembolsável, sendo de €8.000,00 para pessoas singulares e PME e €10.000,00 para cooperativas, IPSS, associações sem fins lucrativos e condomínios.
São suscetíveis de financiamento as seguintes tipologias de projetos:
a) Tipologia I - Investimentos na exploração de recursos energéticos renováveis para:
i) Produção de energia elétrica em regime de autoconsumo;
ii) Armazenamento de energia elétrica associado ao regime de autoconsumo.
b) Tipologia II - Investimentos para produção de águas quentes através da utilização das seguintes tecnologias:
i) Solar térmico;
ii) Bombas de calor;
iii) Sistemas com recurso a biomassa.
c) Tipologia III - Investimentos para produção de energia calorífica utilizando recursos endógenos para aquecimento ambiente, com recurso a Salamandras.
Saiba mais sobre o Programa +ENERGIA em www.madeira.gov.pt/dren
Consulte a Estratégia CLIMA-Madeira em https://observatorioclima.madeira.gov.pt/