
Designação do projeto | Curso de Aprendizagem
Código do projeto | M1420-09-5470-FSE-000027
Objetivo principal| Elevar a qualificação dos jovens e adultos, reforçando a qualidade da educação e formação.
Região de intervenção | Região Autónoma da Madeira
Entidade beneficiária | Instituto para a Qualificação, IP-RAM
Data de aprovação | 03-01-2023
Data de início | 05-09-2022
Data de conclusão | 31-07-2023
Custo total elegível | 819 224,27 €
Receitas | 240,00 €
Apoio financeiro da União Europeia (85%) | FSE – 696 136,63 €
Apoio financeiro público regional (15%) | 122 847,64 €
Objetivos, atividades, Resultados esperados/atingidos:
Os Cursos de Aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em alternância, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos. No final do curso os formandos obtêm uma dupla certificação, nomeadamente uma qualificação profissional de nível 4 e o nível secundário de educação (12º ano). Assim, pretendemos oferecer Cursos de Aprendizagem aos jovens com idade inferior a 29 anos, que concluíram com aproveitamento o 3º ciclo do ensino básico ou equivalente e que não detenham uma habilitação escolar de nível secundário ou equivalente completa.
Esta operação envolve 10 Cursos de Aprendizagem, do 1º, 2º e 3º anos, que iniciaram e vão terminar em ciclos diferentes, nomeadamente, Técnico/a de Logística - 3º ano, Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade - 3º ano, Esteticista - 3º ano, Técnico/a Auxiliar de Farmácia - 3º ano, Técnico/a de Mecatrónica 2º ano, Técnico/a de Contabilidade - 2º ano, Técnico/a Comercial - 2º ano, Cabeleireiro/a - 1º ano, Técnico/a de Mecatrónica Automóvel - 1º ano, Técnico/a de Instalações Elétricas - 1º ano. Estes cursos foram ministrados no Centro de Formação Profissional da Madeira
Após o recrutamento e seleção dos formandos, formadores e empresas, o IQ, IP-RAM inicia as ações de formação. Durante a realização das ações é efetuada a monitorização e avaliação da operação, que inclui a realização de reuniões de avaliação contínua e de acompanhamento, tanto em sala como no decorrer da Formação Prática em Contexto de Trabalho, pelos diferentes elementos da equipa formativa, os quais reúnem periodicamente para analisar progressos, dificuldades e redefinir novas estratégias de atuação, no sentido de serem atingidos os objetivos.
Pretendia-se apoiar 144 jovens e, no final da ação, atribuir o certificado de dupla certificação a, no mínimo, 65 % dos mesmos. Foram apoiados 144 jovens e foi atribuído o certificado de dupla certificação a 88,28%, dos que estavam em condições de o obter (os que frequentavam o 3º ano).
14/02/2024 R2