No dia 11 de junho, entre as 14h30 e as 17h00, no Museu de Eletricidade Casa da Luz, irá decorrer o colóquio "A importância das histórias infantis na gestão das emoções", que se destina aos profissionais da educação, pais e encarregados de educação, conforme programa que se anexa.
O evento integra-se no Projeto "Folheando emoções…", uma iniciativa promovida pela Direção Regional de Educação, desenvolvida pelos Técnicos Superiores de Bibliotecas, em articulação com outros profissionais de educação nas escolas do 1.º ciclo com pré-escolar da Região. Neste projeto, a leitura infantil constitui-se como pedra de toque no desenvolvimento emocional das crianças, pois, através dela, estas podem explorar e aprender a gerir diferentes sentimentos e emoções.
O Projeto desenvolveu-se ao longo do presente ano letivo, primeiramente através da exploração de diversos livros do mundo da literatura para a infância, nos mais variados suportes, a leitura e exploração de textos, ilustrações, imagens, vídeos temáticos, com o intuito de promover as emoções, os valores e os afetos.
No presente ano letivo, a viagem que os alunos realizaram através da exploração pelos mundos dos livros da literatura para a infância, nas suas diferentes expressões e suportes, possibilitou, nas 50 escolas participantes, o contacto e a valorização das emoções, dos valores e dos afetos.
Com essa intencionalidade, a operacionalização do projeto passou pela dinamização de múltiplas atividades, na escola: leituras performativas; produções de texto em vários registos; teatro; ilustrações; encontros de autor; canções e outras expressões artísticas dos alunos/crianças das turmas e/ou grupos envolvidos. Destes trabalhos realizados, cada escola escolheu um, para a exposição final.
O projeto “Folheando emoções…” culmina com este evento público, que tem como principal objetivo proceder à divulgação dos trabalhos dos alunos à comunidade em geral. O encontro coloca em debate os contributos de diversos atores da área da educação e da psicologia, com o intuito de abrir horizontes e enriquecer reflexões pertinentes para o desenvolvimento e crescimento emocional das crianças/alunos.