O presidente do Governo Regional visitou hoje as instalações do CMR, tendo elogiado as mesmas, bem como a qualidade dos novos equipamentos, de ponta, num investimento de 600 mil euros.
Segundo o governante, trata-se de um investimento muito importante para o Serviço Regional de Saúde e que vai permitir prestar um novo serviço à nossa população. Um Centro que terá, no novo Hospital, instalações renovadas.
Reforçando tratar-se de um serviço que «vem melhorar e complementar a oferta do Serviço Regional de Saúde», Miguel Albuquerque colocou a tónica no facto de a Região passar a dispor de todas «as condições para realizar, aqui, na Madeira, aquilo que obrigava os casais a irem para o Continente e para o Serviço Nacional de saúde, em busca de tratamentos para a infertilidade».
Recorde-se que nos últimos cinco anos cerca de 1000 mulheres madeirenses foram encaminhadas para o continente, aos centros de medicina de reprodução, para realizar os seus tratamentos. O que agora já não será necessário.
O Centro de Medicina da Reprodução tem desde 2014, ano da sua criação, a autorização do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (PMA) para ministrar técnicas
dedicadas exclusivamente à Inseminação intra-uterina, tendo conquistado em 2024, a autorização para implementação de novas técnicas de PMA, nomeadamente Fertilização in vitro, Injeção intracitoplasmática, criopreservação de gâmetas e embriões.
O CMR tem um sistema de gestão da qualidade pela norma ISSO, certificado pela APCER, desde 2017.
A coordenadora é a médica ginecologista, drª Cláudia Freitas