A Direção Regional do Ambiente e Ação Climática, com as suas equipas de Inspeção Ambiental, tem vindo a multiplicar esforços e a intensificar a sua vigilância, ao longo de toda a orla marítima da Região Autónoma da Madeira, com o propósito de identificar a origem e a natureza de manchas e focos de poluição no mar, que acarretam impactos negativos, principalmente em zona balneares.
Como sabemos, nem todas as manchas que aparecem no mar, são efetivamente poluição marinha. Por isso, a Inspeção Ambiental, tem vindo a realizar um intenso trabalho no sentido de as identificar com segurança, através de recolhas e análises de água do mar, complementadas com inspeções frequentes e regulares, às Estações Elevatórias (EE) e ETARs situadas nas proximidades da costa.
Para tornar mais expeditas e efetivas as recolhas de água do mar, temos vindo a utilizar “Drones”, que nos permitem fazer recolhas a maiores distâncias da costa, sem necessidade de usar barcos e tripulações e independentemente do estado do mar.