O tema apresentado TESOUROS DA MINHA TERRA surgiu numa perspetiva de retratar os aspetos do património cultural de cada região. Como forma de conjugar o património cultural com a imaginação infantil, surge o subtema Lendas e Mitos. Neste âmbito, pretende-se proporcionar aos nossos alunos, o contacto com as histórias antigas da sua terra e que muitas vezes dão origem a alcunhas, tradições, superstições, etc., permitindo deste modo, dar-lhes a conhecer, pequenos pedaços do seu passado cultural que muitas vezes representam as origens da sua identidade, história, costumes ou tradições. É a herança do passado, criada pelo povo ao longo dos tempos até à atualidade, que, como agentes educativos, incumbe-nos preservar, transmitir e deixar todo esse legado às gerações vindouras. Deste modo, é suposto que os alunos retratem estas histórias, verídicas ou imaginárias, à luz dos seus olhos e com todas as variantes que a sua imaginação lhes transmita.
Sendo um concurso que tem por objetivo a valorização das Artes Visuais no currículo e na formação integral das crianças, pretendeu-se dar aos docentes um tema suficientemente abrangente para, através da utilização de diferentes técnicas e materiais, permitir o desenvolvimento das várias competências constantes nos documentos orientadores para as artes visuais no primeiro ciclo e ensino pré-escolar.
É um concurso que já conta com inúmeras edições, no entanto, em 2015 foi alargado a território nacional e em 2021 passou a ser divulgado internacionalmente. Deste modo, ao ampliar largamente a sua abrangência, para além de permitir o contacto com diferentes culturas, deu a conhecer novas formas de trabalhar nesta área e trabalhos com grande qualidade visual e técnica.
A grande adesão das escolas da Região Autónoma da Madeira, complementada com a participação de inúmeras escolas portuguesas e de outros países, está patente nos 1205 trabalhos recebidos, provenientes de 29 escolas da Madeira, 25 de Portugal Continental, 2 dos Açores e 19 de outros países.
A promoção e valorização das Artes Visuais não se esgota com a realização desta competição, visto que o júri composto por três elementos com conhecimentos ao nível do ensino das artes, procede à seleção de dezoito premiados, bem como as menções honrosas e os trabalhos que integrarão uma exposição coletiva integrada na Semana Regional das Artes, que acontecerá no Centro Comercial Madeira Shopping entre os dias 11 e 16 de junho.
A excelência e variedade dos trabalhos executados pelos alunos dão oportunidade, a quem visita a exposição, de aferir os resultados do trabalho desenvolvido nesta área nas escolas, apreciando as produções plásticas de crianças do ensino pré-escolar e de alunos do 1.º ciclo do ensino básico.