O Projeto "Folheando emoções…", uma iniciativa promovida pela Direção Regional de Educação, desenvolvida pelos Técnicos Superiores de Bibliotecas, em articulação com outros profissionais de educação nas escolas do 1.º ciclo com pré-escolar da RAM, pretendeu destacar o papel da leitura infantil no desenvolvimento emocional das crianças, através da qual podem explorar e aprender a gerir diferentes sentimentos e emoções.
A operacionalização do projeto passou pela dinamização de múltiplas atividades, na escola: leituras performativas; produções de texto em vários registos; teatro; ilustrações; encontros de autor; canções e outras expressões artísticas dos alunos/crianças das turmas e/ou grupos envolvidos, e culminou com a exposição/divulgação dos trabalhos dos alunos à comunidade em geral.
A par da exposição de trabalhos, realizou-se, também, no dia 11 de junho, entre as 14h30 e as 17h00, no Museu Casa da Luz, o colóquio "A importância das histórias infantis na gestão das emoções", destinado aos profissionais da educação, pais e encarregados de educação, com o intuito de abrir horizontes e enriquecer reflexões pertinentes para o desenvolvimento e crescimento emocional das crianças/alunos, através do debate sobre os contributos de diversos atores da área da educação e da psicologia.