O Instituto para a Qualificação, IP-RAM (IQ), através do Centro de Formação Profissional da Madeira, entre os dias 1 e 16 de junho, participou numa mobilidade no âmbito do Programa Erasmus + enquanto membro do consórcio com a Arts &Skills - Formação Consultoria e Inovação, Lda. e a Agência Nacional Erasmus +.
Ao longo de duas semanas, 5 jovens (2 formandos do 3º ano do curso de Técnico/a de Mecatrónica e 3 formandos do Curso de Técnico/a de Mecatrónica Automóvel) realizaram formação prática em contexto de trabalho em empresas de Arnedo (Espanha), nas áreas profissionais e específicas de cada curso, tendo, desta forma, oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no Centro de Formação, bem como de obter conhecimento de novas práticas de trabalho. Estes formandos foram acompanhados por 2 técnicos do IQ, que participaram neste projeto através da realização de Job shadowing no Instituto Celso Díaz em Arnedo.
As experiências em mobilidade potenciam o reforço e a consolidação de competências; melhoram a empregabilidade, bem como promovem o desenvolvimento pessoal, visto que melhoram a autoestima e a autoconfiança. Estas medidas da União Europeia estimulam, ainda, o desenvolvimento da cidadania europeia, uma vez que promovem o intercâmbio de ideias e de outras formas de trabalho e de vida.
Refira-se que todas as despesas de deslocação da equipa foram suportadas pelo Programa Erasmus+, através do referido consórcio.