A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção de Serviços de Educação Artística da Direção Regional de Educação, promoveu o 3.º Concurso de Expressão Dramática: Marionetas em Ação, perspetivando a valorização da expressão dramática – uma componente artística fundamental para formação integral da criança – e incentivar a criatividade das crianças do pré-escolar, através de experiências artísticas diversificadas e significativas.
Este concurso regional surgiu no âmbito do trabalho desenvolvido pela Equipa de Animação, ao longo de 38 anos, cuja ação principal é levar aos estabelecimentos de educação pré-escolar e jardins de infância da Região autónoma da Madeira, espetáculos de animação na área de expressões musical e dramática potenciando o trabalho interdisciplinar.
O teatro de marionetas é um importante recurso pedagógico na área da expressão dramática, sendo potenciador de uma aprendizagem integrada e vivenciada, que recorre a uma linguagem pluridisciplinar, possibilitando o desenvolvimento das capacidades expressivas da criança. Com origem no termo francês marionette, as marionetas são “bonecos” que representam pessoas, animais ou objetos animados, manipulados, através de fios, por uma pessoa. A marioneta de fios, quando utilizada em contexto educativo, nomeadamente no conto e reconto de histórias, possui um enorme potencial pedagógico, artístico e afetivo: facilita o educador na tarefa da comunicação e da expressão uma vez que, ao manipulá-la, está a dar-lhe vida, tornando-a real e concreta para a criança, expressando emoções e sentimentos através da voz e do movimento durante a sua manipulação. Considerando o seu carácter mágico, para a criança, a marioneta torna-se real no seu imaginário, envolvendo-a no jogo simbólico, levando-a a acreditar que a mesma tem vida própria, sendo capaz de dialogar e ouvir o que "ela" está a contar, sem se aperceber que é o educador quem a manipula.
Deste modo, foi proposto aos educadores de infância – tendo como base uma das histórias da Equipa de Animação – a criação de uma marioneta de fios.
Os 16 trabalhos recebidos, oriundos de 12 instituições, foram analisados por um júri especialista na área, que selecionou os 3 primeiros classificados – vencedores desta iniciativa artística – atribuindo também 2 menções honrosas.
Deste concurso, resultou uma exposição a ter lugar no Centro Comercial MadeiraShopping, entre os dias 18 e 23 de Junho de 2024.
Vencedores
1.° Classificado:
Escola – EB/PE/C de Santo António e Curral das Freiras
História: O Espantalho – 2006
Personagem: Espantalho - Sala: Pré II
Educadora responsável: Patrícia Gomes
2.° Classificado:
Escola – EB/PE Bartolomeu Perestrelo
História: A Carochinha e o João Ratão – 1987
Personagem: Carochinha - Sala: Azul
Educadora responsável: Maria da Conceição Freitas
3.º Classificado:
Escola – EB1/PE da Corujeira - Campanário
História: O Capuchinho vermelho – 2000
Personagem: Capuchinho Vermelho - Sala: Pré B
Educadora responsável: Cecília Graterol
Menção honrosa:
Escola – EB1/PE da Corujeira - Campanário
História: No Reino encantado – 2009
Personagem: Fada Gui - Sala: Pré A
Educadora responsável: Mónica Viríssimo
Menção honrosa:
Escola – Externato Princesa Dona Maria Amélia
História: Branca de Neve e os sete anões – 1989 - Sala: Amarela
Educadora responsável: Sofia Costa