O presidente da Coopescamadeira - Cooperativa de Pesca do Arquipélago da Madeira, Jacinto Silva, reuniu-se com a secretária regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, Rafaela Fernandes, onde transmitiu a necessidade de o Programa de Governo ser aprovado.
Segundo fez saber o dirigente, a ideia de que governar em duodécimos, fruto da não aprovação do Programa de Governo, é a mesma coisa não corresponde à realidade, nomeadamente num sector que depende muito da boa operacionalidade das infraestruturas.
“Fico preocupado quando vejo alguns políticos a dizerem que governar com duodécimos é a mesma coisa. Se por acaso existir avarias nos interpostos isso não será bem assim”, disse o responsável que também é armador.
Para Jacinto Silva este encontro com a secretária regional foi “muito positivo” para dar a conhecer todas as preocupações dos armadores e pescadores. “A secretária é muito dinâmica e ficou ciente da importância deste assunto. Futuramente acho que vamos ter aqui uma parceria positiva entre a Coopesca e a secretaria no sentido de resolver os problemas das pescas que são muitos”.
A terminar o representante de vários pescadores e armadores reiterou a importância da aprovação do Programa de Governo. “Peço novamente a todos os políticos que assumam os seus compromissos e façam com que este Programa de Governo passe para bem de todos pescadores”, concluiu.
De referir que ainda muito recentemente Rafaela Fernandes, juntamente com a sua equipa visitou algumas infraestruturas do sector das pescas, como foi o caso do entreposto frigorífico junto à lota do Funchal onde pode constatar à atual situação da infraestrutura.
Recorde-se que o Programa de Governo apresentado previa “a breve trecho a intervenção nos entrepostos frigoríficos do Funchal e do Caniçal e na lota do Caniçal”.