O Governo Regional assinala as comemorações do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses com dois dias de espetáculos musicais no Parque de Santa Catarina.
Este ano, é com “prata da casa” que se faz a festa.
Na segunda-feira, dia 1 de julho, Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, pelas 21h30, a Orquestra Clássica da Madeira sobe ao palco para o grande momento musical, com o Maestro convidado Luís Andrade e direção artística de Norberto Gomes. A abrilhantar o espetáculo, a Orquestra faz-se acompanhar pelos artistas madeirenses Vânia Fernandes, Micaela Abreu, Mariana Pimenta e Alberto Sousa. Nota ainda para a participação dos alunos do Conservatório Escola Profissional das Artes, Eng. Luiz Peter Clode.
Neste mesmo dia, pelas 12 horas, na Sala Azul do Centro de Congressos da Madeira, realiza-se a cerimónia de imposição das insígnias honoríficas madeirenses, que visa prestar a devida homenagem a personalidades que se notabilizaram por méritos pessoais ou institucionais, atos, feitos cívicos ou serviços prestados à Região, através da imposição das insígnias autonómicas de distinção e bons serviços. Seguida da Missa Te Deum, na Igreja da Sé do Funchal às 18 horas.
Orquestra de Jazz do Funchal e Sofia Almeida, dia 30 de junho, no Parque de Santa Catarina
No dia 30 de junho, véspera do feriado, a Orquestra de Jazz do Funchal, composta por cerca de 20 talentosos jovens músicos, sobe ao palco do Parque de Santa Catarina, pelas 21h30, com a participação especial da solista Sofia Almeida.
Criada em 2020 pelos irmãos Francisco e Alexandre Andrade, a Orquestra de Jazz do Funchal (OJF) pretende dar voz aos jovens instrumentistas madeirenses através do repertório de Big Band (género musical associado ao jazz).
Apesar de muito jovem, esta Orquestra composta por músicos madeirenses, tem vindo a estabelecer-se no panorama musical e cultural madeirense, através da participação em diversos eventos de referência a nível regional.
A entrada é gratuita e as portas do Parque de Santa Catarina abrem às 20 horas, tanto no domingo (30) e segunda-feira, dia 1 de julho.