Anualmente, a Organização Mundial da Saúde, assinala a 6 de julho o Dia Mundial das Zoonoses, uma data que pretende aumentar a consciencialização acerca destas doenças e o seu impacto na saúde dos animais e humanos, destacar o progresso alcançado no controle das zoonoses e realçar a importância da pesquisa, prevenção e colaboração contínua para o combate a estas doenças. Esta data comemora o trabalho de Louis Pasteur, que administrou pela primeira vez com sucesso, em 1885, a vacina antirrábica por ele desenvolvida a um jovem que havia sido mordido por um cão. Este ano, a temática do Dia Mundial das Zoonoses tem como foco " Prevenir a disseminação de doenças zoonóticas". As Zoonoses são doenças infeciosas transmissíveis direta ou indiretamente entre animais e humanos.
De acordo com a OMS cerca de 60% das doenças infecciosas humanas têm a sua origem em animais e pelo menos 75% das doenças emergentes do ser humano têm origem animal. Existem mais de 200 tipos conhecidos de zoonoses; As zoonoses constituem uma grande percentagem de doenças novas e existentes nos seres humanos; Algumas zoonoses, como a raiva, são 100% preveníveis por meio de vacinação e outros métodos. São exemplos de Zoonoses, a Raiva, a Dengue, a Doença de Chagas, a Febre do Nilo Ocidental, a Brucelose, a Leishmaniose, a Leptospirose, a Toxoplasmose, a Giardíase, a Hidatidose, a Gripe Aviária, Encefalopatias Espongiformes, Febre Q, Salmonelose, Sarna, COVID-19, entre outras.
Como se transmitem as zoonoses? Ao zoonoses são causadas por diversos microrganismos, tais como vírus, bactérias, parasitas e fungos, que provocam diferentes doenças e de gravidade variável nos animais e no homem. Pode ocorrer de forma direta, através do contato com a pele (ex. mordeduras), sangue, urina, fezes ou saliva do animal; Por contacto indireto, através de visita a áreas onde vivem animais ou por contacto com objetos e estruturas do ambiente; Por contato com vetores, como por exemplo mosquitos, carraças e pulgas; Através do consumo de alimentos e água contaminados;
A prevenção de Zoonoses envolve medidas como: Lavar as mãos após tocar em animais e seus excrementos; Manter os animais domésticos/ de criação vacinados; Reduzir a exposição a mosquitos, carraças e pulgas; Cozinhar bem a carne e lavar os vegetais antes do seu consumo.
Ao seguir estas medidas práticas, os indivíduos podem contribuir significativamente para prevenir doenças zoonóticas, promover a saúde pública e proteger seu bem-estar e o de suas comunidades.