O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve sexta-feira na abertura da 29ª edição da Expomadeira, no Estádio do Marítimo.
Na ocasião, o chefe do Governo manifestou-se otimista quanto à aprovação e execução do Orçamento para 2024 já a partir do verão, explicando que tal permite trabalhar, no sentido da Região prosseguir o crescimento económico que regista há 36 meses consecutivos.
«Há uma grande motivação dos nossos agentes económicos, no sentido de continuarmos a trabalhar para garantir a subida contínua do PIB», disse Miguel Albuquerque.
«Se continuarmos com este ritmo de crescimento económico, continuamos a convergir com a UE. E Isso também significa mais rendimento para as famílias e maior convergência social», continuou.
Miguel Albuquerque disse que o Orçamento permitirá ao seu Executivo prosseguir com a redução gradual e contínua do IRS – iniciada em 2016 –, abrangendo, até ao final da legislatura, todos os escalões em que não foi esgotado o diferencial de 30% face às taxas em vigor a nível nacional e a redução, já com o novo orçamento, da taxa do IVA reduzindo, passando dos 5 para os 4%.
O líder do Executivo disse ainda que, a haver uma redução do IRC a nível nacional, a mesma será repercutida na Região, sendo que, neste momento, o diferencial de 30% está igualmente esgotado, na sequência da política de redução da carga fiscal direta prosseguida pelo Governo Regional.
A maior e mais antiga mostra empresarial da Região Autónoma, iniciativa da ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal reúne mais de 80 empresas da Região, Continente e Espanha, tendo por objetivo proporcionar a apresentação de novos produtos e serviços e potenciar novas parcerias e negócios.
A Expomadeira decorre até ao próximo dia 14 de julho.