Resultados que agradam a Miguel Albuquerque. O presidente do Governo Rgeional esteve, nesta tarde do dia cinco de julho, na cerimónia de entrega dos galardões aos estabelecimentos premiados, que decorreu nas instalações do Pestana Casino.
Recorde-se que em 2007, ano de criação do prémio, a Madeira não teve nenhuma candidatura aceite e em 2008 teve apenas uma!
O programa Green Key é um galardão internacional que promove o Turismo Sustentável, através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamentos locais, parques de campismo, restaurantes e centros de conferências que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Esta iniciativa é da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca, é coordenada em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) e tem o apoio de diversas entidades nacionais públicas e privadas.
A Direção Regional do Ambiente e Ação Climática é o coordenador regional deste programa na Região Autónoma da Madeira.
Estes resultados revelam uma crescente preocupação pelos empresários madeirenses no cumprimento dos seus deveres ambientais, revelando, inequivocamente, que o desenvolvimento económico é compatível com o desenvolvimento sustentável.
Sublinhe-se que, sendo este Programa reconhecido internacionalmente (3600 empreendimentos em 60 países), e uma vez que o conceito de sustentabilidade tem ganho importância na vida das pessoas, aumentando a preocupação com a proteção pelo ambiente, no momento de escolha do hotel, já são muitos os clientes que levam esta questão em consideração.
Em 2020 e 2021, anos de pandemia, o número de estabelecimentos galardoados na RAM diminuiu consideravelmente, o que refletiu o período particularmente difícil para o sector do turismo, apesar da capacidade de resiliência das unidades Green Key e do trabalho desenvolvido pela ABAE e coordenadores regionais.