O Prémio de Valorização do Artesanato é uma iniciativa do Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente e do Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), que pretende valorizar, promover e perpetuar os artesãos, os seus saberes e produções e, ao mesmo tempo, fomentar as parcerias e a inovação, quer no artesanato de expressão tradicional ou contemporânea.
Este Prémio, que conta já com duas edições, é dirigido a todos os artesãos reconhecidos da RAM, este ano com a temática “Floresta Laurissilva”, no âmbito das comemorações dos 25 anos da atribuição do título Património Mundial Natural da UNESCO. Com este tema, o IVBAM pretende incentivar os artesãos reconhecidos por este Instituto, a expressarem a sua criatividade, destacando a intrínseca conexão da Arte e da Natureza numa homenagem à Floresta Indígena da Madeira, a Laurissilva, que encerra em si uma magia particular e uma fonte inesgotável de experiências sensoriais.
As candidaturas deverão ser remetidas até às 17h do dia 30 de julho de 2024, através do preenchimento de um formulário, que estará disponível no site https://artesanatodamadeira.pt/ e posteriormente remetidas para o email: inscricao.ivbam@madeira.gov.pt.
O apuramento dos vencedores, para além de contar com os votos do júri designado para o efeito, contará também com o voto do publico, através de uma votação online.
Serão selecionadas até 3 peças para o Prémio de Artesanato Tradicional e igual número para o Prémio de Artesanato Contemporâneo, num máximo total de 6 peças premiadas. E serão ainda valorizadas as peças que privilegiem a economia circular e a sustentabilidade dos materiais utlizados, no âmbito da atribuição de duas Menções Honrosas.