«Todas as atividades extracurriculares que desenvolvemos, através do ensino artístico – teatro, música, artes plásticas, tecnologia – são hoje uma forma de encararmos o mundo de amanhã.»
A mensagem deixada hoje pelo Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, na visita à obra de reabilitação de um dos edifícios existentes no empreendimento da Quinta do Leme, concluída no início de 2024, e agora destinado ao Núcleo de Expressão Artística, sob a tutela da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia.
O Chefe do Governo explicou que, o que se verifica na formação desportiva –, onde a relação entre os resultados obtidos pelos jovens atletas Madeirenses, nas mais diversas modalidades, e o rácio da população revela uma aposta de anos – acertada, consistente e contínua – que deu frutos, ocorre também ao nível do ensino artístico.
«Tudo isto faz parte de um projeto que é decisivo para a Madeira: termos o melhor ensino para ultrapassarmos o handicap de sermos uma ilha», sublinhou Miguel Albuquerque.
Projeto, onde o ensino ultrapassa os cânones de antigamente e o estímulo da capacidade de criar, imaginar é compreendido como elemento fundamental para o futuro dos jovens, não só a nível profissional, como para as outras dimensões da vida.
Nesse sentido, o líder do Executivo adiantou que a Região prosseguirá no reforço do apoio artístico e das atividades extracurriculares para as novas gerações.