O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve na manhã de sexta-feira na apresentação do Veículo de Superfície Não Tripulado – DriX, o qual representa para a região Autónoma um avanço significativo na tecnologia de investigação marítima.
«O que temos aqui é um dos mais avançados drones marítimos para a monitorização e estudo da nossa plataforma continental», sublinhou Miguel Albuquerque.
O Chefe do Governo disse tratar-se de mais um instrumento que vem apoiar o desenvolvimento do hub científico vocacionado para o estudo dos oceanos, designadamente da Zona Económica Exclusiva da Região Autónoma da Madeira.
Simultaneamente, o novo veículo autónomo vem reforçar a capacidade das entidades regionais, que se dedicam às ciências do mar, de estabelecerem novas colaborações ao nível da investigação e da ciência com congéneres internacionais.
«Estamos a dar mais um passo importantíssimo para alcançarmos aquilo que todos pretendemos: uma Região desenvolvida e avançada, onde a ciência é prioritária para o futuro», disse Miguel Albuquerque.
O DriX vai permitir conhecer o mar do arquipélago e os seus recursos devido às tecnologias que incorpora para a recolha sistemática de dados hidrográficos, oceanográficos e meteorológicos.
O novo meio ao serviço das ciências do mar está capacitado para atingir, de forma autónoma e com navegação controlada à distância, as várias parcelas da nossa Zona Económica Exclusiva, incluindo as Selvagens.