O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou terça-feira um novo estabelecimento comercial – Cortes Mágicos – dirigido a crianças, resultado do investimento de uma cidadã russa, há 24 anos a residir na Madeira, Gulshat Mingaleeva.
Na ocasião, o Chefe do Governo elogiou a aposta bem conseguida dirigida a um nicho de mercado, relembrando a confiança dos investidores na economia regional que cresce consecutivamente desde o final da emergência de saúde pública, a COVID-19.
Um crescimento assente nas variáveis corretas de gestão da economia – com a empregabilidade em nível recorde de sempre, contenção da inflação, amortização da dívida pública e, por fim, redução gradual e contínua dos impostos diretos, IRS e IRC.
Esgotado que está o diferencial de 30% para as empresas da Região, Miguel Albuquerque recordou que o Orçamento para 2024 dá continuidade à descida gradual do IRS iniciada e prosseguida, ano após ano, desde 2016.
«Nós temos que fazer – aquilo que está no nosso compromisso e foi sufragado pelos eleitores – é uma redução gradual do IRS ao longo da legislatura», disse o líder do Executivo.
Lembrar que o Orçamento da Região para 2024 estende ao 5º escalão o diferencial fiscal de menos 30% face às taxas em vigor no Continente.
«A nossa ideia é apresentarmos uma projeção de redução do IRS para os restantes escalões a quatro anos», referiu Miguel Albuquerque.
«As reduções são sempre progressivas, aliás, tem sido essa a nossa forma de atuar ao longo destes anos», recordou.