Entre 8 e 13 de julho, a Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente e Ação Climática realizou a 2ª Campanha de Limpezas de Praia MaRaM, a qual mobilizou um total de 550 voluntários, da Associação Greener Act, de vários ATL´s de Verão, do Clube Naval do Seixal, do Iate Clube de Santa Cruz, dos hotéis Vila Baleira Porto Santo, Pestana Porto Santo, Pestana Bay e da VMT Madeira, e que contou com a colaboração do município do Funchal, através da Frente MarFunchal, do município de Câmara de Lobos, da Ribeira Brava, da Calheta, de Santana, de Machico, do Porto Santo e de Santa Cruz.
No dia 8 de julho a atividade de limpeza da Praia Formosa foi integrada na iniciativa da Comissão Europeia “European Maritime Day in my Country”, que visa sensibilizar para a proteção dos mares e oceanos, envolvendo todos os cidadãos especialmente os jovens.
Ao longo destes 6 dias foram recolhidos 130 Kgs de resíduos, entre os quais destacam-se os plásticos, garrafas, pneus, equipamentos de pesca abandonados e ferro. Foram ainda recolhidas nos 10 locais intervencionados, 1445 beatas.
No último dia da Campanha, foi realizada uma limpeza por mar em caiaques, desde o Cais de São Lázaro ao Clube Naval do Funchal, com a colaboração da Marina do Funchal e do Clube Naval do Funchal, a qual contou com a colaboração de 14 voluntários. Esta atividade foi integrada na campanha organizada pela União Europeia “ #EUBeachCleanup” que visa a sensibilizar sobre os impactos da poluição marinha.
Esta campanha faz parte do Programa de Monitorização Regional de Lixo Marinho nas Praias da Madeira (RAM), coordenado pela DRAAC desde 2019, focando-se em sensibilização, monitorização científica e limpeza de áreas remotas. Reforça-se assim a importância da cooperação e do esforço coletivo na proteção dos recursos marinhos, realçando a necessidade contínua de sensibilização e educação ambiental. A participação ativa da comunidade revela-se crucial para enfrentar os desafios ambientais e salvaguardar as praias e oceanos.
As Campanhas de Limpeza de Praias MaRaM confirmam que o trabalho conjunto podem ter um impacto ambiental positivo, sublinhando a importância de continuar a promover a sensibilização ambiental e a incentivar a participação ativa de todos, na proteção dos nossos valiosos recursos naturais.