A Autoridade Regional das Atividades Económicas – ARAE, entidade sob a tutela da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, voltará a desenvolver, este verão, uma operação específica para o Porto Santo.
Denominada “Porto Santo Seguro”, a operação que decorre pelo segundo ano consecutivo, envolve um total de 11 inspetores no período compreendido entre 29 de julho e 1 de setembro de 2024.
Para além das competências e assuntos próprios que esta Autoridade levará a cabo no Porto Santo no curso do mês de agosto, a ARAE irá igualmente colaborar com as autoridades locais, nomeadamente com a PSP e a GNR, destacando-se no controlo e fiscalização da atividade de venda de álcool a menores, higiene e segurança alimentar na restauração e hotelaria, bem como a fiscalização dos Alojamentos Locais já sinalizados.
Em 2023, na operação da ARAE no Porto Santo, as ações inspetivas incidiram essencialmente na área da higiene e segurança alimentar e na venda e disponibilização de bebidas alcoólicas a menores.
Foram efetuadas diligências diárias e noturnas aos estabelecimentos de restauração, sendo que estas últimas decorreram em conjunto com a PSP e tiveram um papel dissuasor de comportamentos desviantes por parte dos jovens.
A ARAE realizou, também, operações de estrada com a GNR, para inspecionar as condições em que são transportados os géneros alimentícios.
Importa referir que, dada a dimensão do Porto santo e o número de estabelecimentos existentes, os inspetores repetiam a passagem pelos mesmos no decorrer do período em que lá estiveram.
No total, na operação de verão de 2023, que contou com 8 inspetores, foram efetuadas 100 ações inspetivas a estabelecimentos, tendo sido levantados 10 autos de notícia, e realizadas 4 operações de estrada.