O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura/ Invest Madeira, decidiu exultar as tradições do arquipélago na 39.º edição da Expomadeira, num stand criado especialmente para o efeito.
Concebido, em termos de espaço e de dinâmica, pela responsável pela Invest Madeira, Filipa Ferreira, o stand oferece uma montra para a Madeira mais genuína com a recriação de uma casa de colmo de Santana, onde não faltam as flores e as frutas frescas, uma bordadeira à porta, degustação de produtos regionais e a música tradicional ao vivo a remeter para os arraiais típicos da Região.
Este espaço na Expomadeira conta com também a colaboração direta da Secretaria Regional da Agricultura, Pescas e Ambiente (SRAPA), nomeadamente com a disponibilização de flores, frutas e plantas (Direção Regional da Agricultura, GESBA e IFCN – Instituto de Florestas e Conservação de Natureza).
Destaque-se ainda a parceria com o IVBAM – Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira, que possibilita a presença diária de artesãos regionais no stand, que mostrarão os seus trabalhos, disponibilizando alguns para venda. Neste âmbito, serão mostradas várias atividades nomeadamente o fabrico de instrumento de cordas (João Virgílio Henriques), a cerâmica/olaria (Miguel Ramos e Cláudia Teixeira), a arte de embutir, restauro e confeção de artigos de malha (Maria de Luz Ornelas), a tanoaria e fabrico de utensílios e outros objetos em madeira (Emanuel Nóbrega), os acessórios de vestuário (Maui Sucri), a marcenaria e fabrico de utensílios (Dino Gouveia) e tecelagem (Jenita Spínola).
No stand, em alguns dias, estará também a trabalhar, ao vivo, em Bordado Madeira, Maria Santos, formadora da componente técnica/prática do Bordado da Madeira, afeta à Divisão de Dinamização e Valorização Rural, da SRAPA.
Registe-se ainda o apoio da Associação de Promoção da Madeira e da Bordal que também contribuíram para a criação deste espaço na Expomadeira, assim como a colaboração do designer de moda, André Pereira.
O Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, explica que o objetivo do Governo Regional naquela que é a mais importante e maior mostra de atividades económicas da Região passa, este ano, por “um regresso às nossas raízes, às nossas tradições, aos nossos produtos e artesanato, a tudo aquilo que nos identifica e nos diferencia enquanto povo”, refere.
Enaltecendo o trabalho realizado por todos os envolvidos na concretização deste stand, Eduardo Jesus acrescenta: “Queremos que os visitantes da Expomadeira tenham a oportunidade de conhecer ou revisitar estas artes de outros tempos, os sabores, sons e cores que nos caraterizam, celebrando a Região e trazendo-a para o presente, como forma de preparar um futuro que se espera cada vez mais auspicioso”.