A Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), volta a reforçar o número de manuais escolares disponíveis para empréstimo. Este ano, o 12.º desde que o serviço de empréstimo escolar foi iniciado, serão disponibilizados 3.300 manuais de todos os graus de ensino, mais 1.200 do que em 2023.
No primeiro ano do projeto, 2012, foram emprestados 111 livros, mas o total de manuais continua a aumentar gradualmente, sendo que no ano letivo de 2022/2023 a DRABM teve disponíveis para empréstimo 700 manuais, no ano passado foram 2.100, e este ano, somam-se os referidos 3.300 desde o 1.º ciclo do Ensino Básico até ao ensino profissional. Os manuais escolares são provenientes de Depósito Legal, pelo que o número total de livros disponíveis é limitado aos exemplares recebidos por esta via.
Para usufruir deste projeto que tem como principal objetivo ajudar as famílias, assim como facilitar o acesso e promover a utilização de recursos documentais atualizados, os alunos com cartão de leitor da DRABM poderão desde já dirigir-se à Sala de Leitura Geral (piso 1 do edifício do ABM) para, se for caso disso, efetuar a devolução dos manuais escolares emprestados no ano letivo que agora finda e requisitar manuais para o próximo ano letivo, através do serviço de empréstimo escolar.
Tal como em anos anteriores, o empréstimo e devolução de manuais escolares será feito apenas de forma presencial. Este é um serviço gratuito prestado aos utilizadores do ABM que possuam cartão de leitor.
Os interessados em usufruir deste empréstimo poderão consultar o catálogo online em https://biblioteca-abm.madeira.gov.pt/ para verificar se os livros estão disponíveis, sendo que não é possível fazer reservas, nem pedidos por mail ou por telefone. Cada aluno registado, e mediante apresentação do cartão de cidadão, poderá levar manuais de três disciplinas. Nos casos em que o aluno não possa deslocar-se ao ABM para a requisição dos manuais, este poderá delegar em outra pessoa, na condição de ser portadora do cartão de cidadão do aluno.
Os alunos que pretendam beneficiar deste empréstimo devem ainda estar matriculados numa escola (pública ou privada) da Região e não ter penalizações no cartão de leitor por incumprimento das regras de empréstimo.
Os alunos beneficiários assumem o compromisso de manter os livros em bom estado de conservação para futuras utilizações e a devolvê-los no final do ano letivo. Porém, podem renovar o período de utilização por mais um ano, em caso de retenção, ou necessidade de manter os manuais de anos anteriores dentro do mesmo ciclo de ensino.
Recorde-se que os manuais escolares do ano letivo anterior têm de ser devolvidos nas mesmas condições da entrega, conforme regulamento em vigor. Caso estejam rasurados ou danificados, o leitor fica inibido de utilizar este serviço. Até devolução dos manuais do ano anterior, não será possível levantar novos.
O Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, salienta a importância de mais este projeto da DRABM que tem crescido visivelmente ao longo dos últimos anos, não só em total de manuais disponibilizados, mas também em procura. “Este projeto é mais um exemplo do importante trabalho que tem sido desenvolvido por esta Direção Regional no que concerne a dedicação à política regional do livro e da leitura, a aproximação do ABM à população e, sobretudo, em termos de responsabilidade social”, diz o governante. “O serviço de empréstimo de manuais escolares, que este ano volta a ser reforçado em número de livros disponíveis, é mais uma prova do papel fundamental que a DRABM desempenha junto das gerações mais novas e das suas famílias”.