O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, acompanhado dos dirigentes da Saúde e Proteção Civil, marcou presença na iniciativa alusiva ao Dia Mundial das Hepatites, no dia 29 de julho, na Rua Fernão de Ornelas - Largo do Phelps, no Funchal.
Na ocasião, o governante salientou a importância dos rastreios e adiantou que desde que a Madeira integra o programa FOCUS já realizou mais de 140 mil rastreios e diagnosticou 103 novos casos, dos quais 77 de Hepatite C e B e 26 novos casos de VIH.
Para assinalar a data, o Serviço Regional de Saúde, através dos Serviços de Gastroenterologia e Infecciologia, promoveu rastreios dirigidos população em geral, com idades entre os 18 e os 70 anos. Os rastreios decorreram na Rua Fernão de Ornelas e, paralelamente, esteve uma equipa a acompanhar a carrinha da Unidade de Tratamento à Toxicodependência para acompanhar esta população.
Recorde-se que desde 2019 a Madeira integra o programa FOCUS, o maior programa de saúde com o objetivo de eliminar a hepatite C na Madeira. A implementação do programa FOCUS, financiado pela empresa biofarmacêutica Gilead Sciences, promete influir decisivamente no rastreio do vírus da imunodeficiência humana (VIH) bem como das hepatites virais na região, uma vez que permitirá reduzir o tempo entre o rastreio, o diagnóstico e o tratamento, respondendo a diversas recomendações internacionais, designadamente da OMS.
A OMS definiu para todos os países o objetivo de erradicar a hepatite C como problema de saúde pública até 2030.
Importa sublinhar que o SESARAM foi pioneiro ao ter sido o primeiro hospital português público distinguido com uma bolsa de financiamento internacional que permitiu implementar um rastreio de oportunidade a todos os doentes internados no Hospital Dr. Nélio Mendonça e Hospital dos Marmeleiros e nas populações de risco (estabelecimento prisional, toxicodependentes).
O Dia Mundial das Hepatites é comemorado a 28 de julho, no sentido de alertar a população para a importância de diagnóstico precoce das Hepatites, como forma de tratamento eficaz desta doença.
Bem hajam todos os profissionais e serviços envolvidos na iniciativa!