Os madeirenses mostram cada vez mais interesse no Bordado Madeira. A constatação é de Marisa Santos, membro do conselho diretivo do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) que faz um balanço “muito positivo” da semana dedicada a esta arte e que culminou ontem com a celebração de uma eucaristia em homenagem às Bordadeiras de Casa presidida por D. Nuno Brás, na Igreja de São Gonçalo, precisamente no Dia Mundial do Bordado.
“Foi a primeira vez que o IVBAM se associou ao Dia Mundial do Bordado. Preparamos durante uma semana um conjunto de atividades que mostraram que o Bordado Madeira continua a despertar a curiosidade de muitas pessoas”, disse a dirigente adiantando que será reforçada a componente dedicada à aprendizagem desta arte.
“Sempre tivemos iniciativas dedicadas a quem quisesse aprender a bordar, mas durante esta semana tivemos inúmeras solicitações pelo que vamos reforçar as ações previstas”, concluiu.
De referir que até 8 de Agosto, é possível ver o Bordado Madeira em várias montras de algumas empresas que quiseram fazer parte desta efeméride, nomeadamente: a Joalharia São Pedro, o Showroom Moda Madeira, a loja Giggles, a loja Details e a Clínica da Carreira.
Nas instalações do Instituto é possível ainda ver o painel que está a ser construído por várias Bordadeiras de Casa. Trata-se de um painel de azulejos que é o registo físico destas primeiras comemorações do Dia Mundial do Bordado e representa a união e a beleza em torno do Bordado da Madeira, e relembra a importância em revitalizar e perpetuar esta arte centenária.
Durante estas comemorações passaram pelas instalações do IVBAM 73 bordadeiras de casa que mostraram as suas técnicas.