O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, procedeu à entrega de uma nova ambulância de socorro tipo-B, no valor de 93 mil euros, à Delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa, no dia 31 de julho.
Na ocasião, o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, agradeceu o importante trabalho e cooperação da Cruz Vermelha Portuguesa na prestação do socorro na Região. Reforçou que o investimento do Governo Regional na área da proteção civil tem sido constante, em viaturas, materiais e equipamentos, e na formação, e que esse investimento tem tido reflexos na qualidade do socorro prestado, o qual “já atingiu um patamar de excelência”. “O socorro está acreditado sob normas europeias e o Serviço de Emergência pré-hospitalar da RAM foi recentemente acreditado e é um dos poucos no País que tem acreditação europeia da Agência de Qualidade Sanitária da Andaluzia”, acrescentou.
Refira-se que a atribuição desta viatura decorreu na sequência do contrato-programa estabelecido em julho de 2023, o qual previa a atribuição de uma comparticipação financeira, no valor de 93.357,00, destinada à aquisição de uma ambulância de socorro tipo-B e, ainda, a atribuição de 36.000,00 para a aquisição de um conjunto de fardamento para os elementos que integram a Coluna de Socorro da Cruz Vermelha Portuguesa-Delegação da Madeira.
Na ocasião, entre outras entidades, marcaram presença o vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Bruno Pereira, o presidente da Delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa, Rui Nunes, o presidente do SRPC, IP-RAM, António Nunes, o presidente do IASAÚDE, IP-RAM, Bruno Freitas, membros da direção da Delegação da Madeira da CVP, e o Coordenador Regional da CVP, António Marques.