“Medicamentos e viagens”
Em casa mantenha os medicamentos:
Não os coloque em locais com maior propensão a variações de temperatura e humidade, como a cozinha ou a casa de banho.
No transporte, os medicamentos não devem ser expostos, durante longos períodos, a temperaturas elevadas, e devem manter-se sempre ao abrigo da luz solar.
- Deverão ser transportados em sacos isotérmicos refrigerados (por ex. com acumuladores de frio), evitando a sua congelação.
- Deverão ser transportados, preferencialmente, em sacos isotérmicos.
Em viagem, informe-se sobre:
Principais recomendações, se vai viajar:
- O nome comercial;
- Substância ativa;
- Dosagem;
- Forma farmacêutica (comprimido, xarope, supositório ou outro).
Assim como, as cópias das receitas médicas ou, uma declaração do médico, preferencialmente em inglês, que descreva os medicamentos e a necessidade da medicação.
- Analgésicos (para as dores);
- Antipiréticos (para a febre);
- Para as náuseas;
- Anti-histamínicos (para as alergias e picadas de insetos);
- Antidiarreicos.
- Soluções para reidratação oral;
- Kit de primeiros socorros que contenha: antissético, pensos rápidos, compressas esterilizadas, ligaduras, tesoura e pinça;
- Produtos para proteção e pós solar.
- Ter em atenção que viagens que atravessam mais do que quatro fusos horários implicam alterações ao horário de toma dos medicamentos (aspeto particularmente sensível no caso da insulina), o que deverá ser discutido previamente com o médico.
Este Verão, lembramos os cuidados que todos devem ter com os medicamentos e, especialmente às pessoas que vivem com doenças crónicas, que devem aproveitar as férias, sem esquecer da sua medicação habitual! Isto será importante para evitar a descompensação da sua doença e o agravamento do seu estado de saúde.