A abertura oficial da 33.ª edição do ART´Camacha – Festival de Arte Camachense da iniciativa da Casa do Povo da Camacha decorreuna sexta-feira, dia 9, no Largo da Achada.
Rafaela Fernandes, secretária regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, em representação do Governo Regional, felicitou o trabalho da Casa do Povo da Camacha, do Presidente Ricardo Vasconcelos e de todos os dirigentes dos órgãos sociais que desde 1937 fazem crescer esta Casa do Povo com um vasto conjunto de iniciativas.
Aproveitou também a ocasião para fazer um reconhecimento e agradecimento público à excelente prestação do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, não apenas na Região mas também no estrangeiro, nomeadamente nas Festas do Santíssimo Sacramento nos EUA- New Bedford, onde foram muito bem recebidos e onde demonstraram o seu importante papel como grandes embaixadores da cultura, do folclore e das tradições.
A governante, em representação do presidente do Governo Regional da Madeira, congratulou a Casa do Povo da Camacha, entidade promotora do evento, pelo dinamismo e empenho em todas as suas atividades e com a garantia de apoio do Governo Regional também neste Festival apesar de possíveis atrasos inerentes à transição do quadro de apoio.
A 33.ª edição do ART’Camacha decorre no Largo da Achada entre os dias 9 e 15 de agosto, com um extenso programa afirmando-se como capital da cultura da Madeira.
A abertura contou com as magníficas vozes do Coro Coral da Casa do Povo. Entre concertos, oficinas, teatro, tertúlia, espetáculos de dança, desporto e apresentações de livros no programa previsto para o Palco Principal e Palco do Mundo.
No átrio da Casa do Povo da Camacha, esta patente a exposição ‘De ponto em ponto’, com rendas antigas e Bordado Madeira, resultantes de formações desenvolvidas na instituição, sob a coordenação de Isabel Gonçalves. No Largo da Achada está patente uma homenagem à anterior presidente Elsa Nóbrega a quem Ricardo Vasconcelos pediu uma salva de palmas em agradecimento e honra a sua memória.