A equipa do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) esteve hoje em São Vicente a acompanhar a campanha de vindimas de 2024.
Tiago Freitas e Gonçalo Tito Caldeira, presidente e vogal do IVBAM, prosseguem assim as visitas aos viticultores, depois de já terem estado no Porto santo e no concelho de Câmara de Lobos.
Em São Vicente, Tiago Freitas lembrou o investimento previsto para a Adega de São Vicente. O presidente do IVBAM explica que com vista a melhorar as condições da Adega de São Vicente, estão projetadas intervenções estruturais que irão contribuir de forma decisiva para aperfeiçoar os serviços prestados aos operadores económicos do vinho tranquilo produzido na Região Demarcada da Madeira.
Estão previstas intervenções e aquisições de uma nova linha de engarrafamento e rotulagem, bem como, a substituição da prensa pneumática. O IVBAM vai substituir os equipamentos motorizados do tapete de massas e do motor do tapete de lavagem de caixas, bem como a recuperação genérica do edifício.
A produção de vinhos tranquilos tem sido fortemente apoiada pelo IVBAM, através da Adega de São Vicente, que presta serviços de vinificação para uma média de 10 produtores anuais, que representam entre 20 e 30 referências de vinhos no mercado. Cerca de metade da produção de vinhos tranquilos da Madeira passa pela Adega de São Vicente, pelo que interessa investir nesta estrutura.