Com indicadores recentes a apontarem para um aumento da população empregada (mais 5 mil pessoas face ao período homólogo), taxa de desemprego a aproximar-se de mínimos históricos (5.2%), o Governo Regional volta a dinamizar, num contexto de crescimento económico (há 38 meses que sobe consecutivamente), mais uma edição da distinção ‘Jovem Empreendedor’.
Resiliência, criatividade e empenho ditaram o sucesso das ideias implementadas por estes jovens e concretizadas em projetos de crescimento sustentável, através dos programas ‘Criação de Empresas e Emprego’ (CRIEE) e ‘Empreender Jovem’ (eJovem), dinamizados pelo IEM.
Este ano, seis jovens que, com o apoio do Instituto de Emprego da Madeira (IEM), viram os seus projetos empresariais se tornarem realidade, receberam a distinção na Secretaria Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude.
A Secretária Regional com a tutela do Emprego, Ana Sousa, fez questão de receber os jovens empresários no auditório da Secretaria.
Acompanhada pela Presidente do IEM, Vânia Jesus, a governante enalteceu o dinamismo e a entrega destes empresários que “são um exemplo para todos aqueles que querem seguir os seus sonhos” observando ainda a diversidade dos setores em questão, bem como a variedade dos concelhos onde estão sediadas as empresas, “demonstrativo da descentralização do tecido económico regional”.
Desde 2015, o Governo Regional, através do IEM, já aprovou 102 projetos de criação da própria empresa para 107 jovens empreendedores, num total de 181 novos postos de trabalho.
“É, pois, com grande orgulho que continuaremos a promover os incentivos à contratação de trabalhadores e o fomento do empreendedorismo através dos programas de criação de empresas e emprego”, concluiu Ana Sousa.