O Governo Regional iniciou na segunda-feira, 19 de agosto, várias reuniões com os autarcas das áreas afetadas pelos incêndios que assolam a Região desde a passada quarta-feira, para articular o levantamento de prejuízos e as ajudas disponíveis para a população.
A secretária regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, Rafaela Fernandes, acompanhada pelo diretor regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marco Caldeira Costa, do diretor regional do Ordenamento do Território, Ilídio Sousa, e do presidente da Água e Resíduos da Madeira (ARM), Amílcar Gonçalves, reuniu com Manuel Salustino, presidente da Junta de Freguesia do Curral das Freiras, para priorizar ações concertadas entre o Governo e as entidades locais de modo a prestar um auxílio eficaz nas áreas tuteladas por esta Secretaria.
"Em primeira mão, estas reuniões são para manifestar solidariedade pela situação vivida e para colocar em prática todo o trabalho necessário por parte da junta de freguesia e de todas as instituições para minimizar todas as situações dramáticas que foram vividas nesta localidade", referiu Rafaela Fernandes, secretária regional de Agricultura, Pescas e Ambiente. por parte da junta de freguesia e de todas as instituições para minimizar todas as situações dramáticas que foram vividas nesta localidade", referiu Rafaela Fernandes, secretária regional de Agricultura, Pescas e Ambiente.
Os serviços Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente estão a congregar esforços para acelerar as ajudas e que, essencialmente, passam por reposição dos animais que se perderam, reposição das áreas agrícolas e a reposição das tubagens do fornecimento de água.
As ajudas serão realizadas por fases, explicou a governante: "Primeiro é o levantamento de todas as necessidades e comprovativo das mesmas".
A concluir, Rafaela Fernandes explica que será realizada uma sessão de esclarecimentos para as pessoas que pretendam "ter animais, caprinos e ovinos", de forma a serem esclarecidos nos termos que os podem ter.