O presidente do Governo Regional falava no Pico do Arieiro, onde fez um balanço e onde sublinhou que se está apenas a estudar se será possível ao helicóptero deslocar-se à zona ainda em chamas. Senão, e se as condições climatéricas o permitirem, avançarão os aviões.
Aviões que também estiveram na Lombada da Ponta do Sol, onde já não há fogo ativos, mas onde foram feitas descargas de água, para evitar reacendimentos.
Os bombeiros vão continuar de vigilância nos próximos dias, anunciou ainda. Até de modo a evitar a propagação para as zonas não atingidas.
A Laurissilva permanece quase intacta e na costa sul grande parte da vegetação também mantém-se verde….
Aos jornalistas, que se encontravam no local, em reportagem, Miguel Albuquerque lembrou que foram feitas, nesta manhã, quatro descargas: duas junto ao Pico Ruivo e ao Pico da Torre e duas na zona alta da Lombada, para arrefecer o terreno.
«Neste momento, só temos um fogo ativo. Trata-se de um pequeno foco, na zona norte do Pico Ruivo, na zona alta do Caldeirão do Inferno. Estamos a analisar se existem condições para o helicóptero atacar esse tipo de fogo. Se não tiver, vamos continuar com mais uma descarga dos Canadair», explicou.
Por outro lado, na Ponta do Sol, explicou, «as descargas foram feitas para não haver reacendimentos». Neste momento, destacou, «não há fogos ativos na zona».
Miguel Albuquerque salienta que a situação está mais calma, com a evolução favorável das condições climatéricas. Mas, mesmo assim, o Governo Regional irá manter, nos próximos dias, os bombeiros localizados em zonas estratégicas, para evitar reacendimentos.
O líder madeirense anunciou ainda que já estão em curso as limpezas das estradas regionais, ao mesmo tempo que os serviços sociais acompanham as famílias deslocadas, algo, aliás, que foi feito desde o primeiro momento, como relevou. Foi ainda garantido apoio clínico e psicológico a todos.
Por outro lado, foram já desencadeados apoios aos agricultores. No Curral, por exemplo, estão a ser apoiados os produtores de castanha afetados. E também já existem apoios para os apicultores, tanto no Jardim da Serra como no Curral. Para além de feno para o gado e razção para os animais.
O presidente do Governo Regional confirmou ainda que os aviões espanhóis vão continuar a atuar nas próximas horas e enquanto houver necessidade. «Vamos tomar as decisões conforme a evolução da situação. Mas, neste momento, estamos com um quadro muito mais favorável».