O Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, visitou, na tarde deste sábado, dia 31 de agosto, a Expo Porto Santo 2024, que decorre, até ao dia 8 de setembro, no Pavilhão Multiusos da ilha, no sítio das Matas.
O evento, que conta com o apoio financeiro do Governo Regional, é organizado pela Associação de Indústria, Comércio, e Turismo do Porto Santo (AICTPS) e visa promover oportunidades de negócios e fortalecer as relações comerciais entre a Região Autónoma da Madeira, sobretudo no que se refere à ilha do Porto Santo, e outros mercados nacionais e estrangeiros.
Nesta edição, a Expo Porto Santo conta com a participação de 54 empresas e um total de 147 stands. De destacar a presença de empresas internacionais, nomeadamente da África do Sul, de Espanha, de França e da Suíça. É o caso da Binter e da Decathlon, que se apresentam com stand próprio no evento. Esta última disponibiliza, aliás, um espaço onde os visitantes podem usufruir, gratuitamente, de aulas de SUP e de voleibol de praia.
Por ocasião da visita ao evento, o Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura sublinhou a importância da realização da Expo Porto Santo, uma iniciativa que contribui “sem dúvida”, para a dinamização económica da ilha. “Um evento como este permite às empresas locais uma maior proximidade com as suas congéneres nacionais e estrangeiras, e, igualmente, disponibiliza à população, num só espaço, uma grande e diversificada oferta comercial”, evidencia Eduardo Jesus.
Salientando a organização da Expo Porto Santo que, ao longo de mais de duas dezenas de edições, tem conseguido proporcionar uma maior visibilidade daquela ilha junto do setor económico e empresarial de Portugal e outros países, o Secretário Regional destaca que este evento é fundamental para a promoção e divulgação do Porto Santo não só ao nível do seu potencial turístico, mas de todos os outros ativos locais.
Por outro lado, o governante refere que a realização da Expo Porto Santo também potencia a ida ao Porto Santo de visitantes de outras regiões, “contribuindo para a diversificação da oferta e para o incremento do turismo”.
Paralelamente à exposição, às visitas oficiais diárias, refira-se que decorre um programa de atividades, com palestras, workshops, ações de sensibilização e um torneio de golfe.
Há, igualmente, animação musical todos os dias, pelas 22h30, com artistas convidados.