Cerca de uma centena de cidadãos madeirenses e ucranianos aderiram à marcha organizada pela Associação ‘Ucrânia com Amor’, que teve início às 19 horas, junto ao teleférico no Almirante Reis, com o Jardim Municipal do Funchal como destino final.
Em representação do Presidente do Governo Regional, a Secretária Regional, Ana Sousa, caminhou junto dos manifestantes numa clara demonstração de apoio aos desafios que os ucranianos enfrentam face à invasão russa.
Acompanhada por Micaela Freitas, Presidente do Instituto de Segurança Social da Madeira e Vânia Jesus, Presidente do Instituto de Emprego da Madeira, a governante, para além de deixar uma mensagem de solidariedade para com o povo ucraniano, relembrou ainda alguns dos apoios, prontamente, disponibilizados pelo Governo Regional”.
“Desde a chegada dos primeiros ucranianos à Região, foram executados um conjunto de apoios pelos serviços desta Secretaria Regional, apoios esses que serviram para acolher, integrar, e alavancar a vida de muitos os que na Região procuravam um porto seguro” afirmou a Secretária, durante a sua intervenção, já no Jardim Municipal, dirigindo-se ao povo ucraniano presente na marcha.
A Secretária Regional com a pasta da Inclusão mencionou alguns desses apoios, tais como: Famílias Voluntárias de Acolhimento, Apoio à Alimentação, Apoio ao Emprego, Apoio à Habitação, Apoio à Formação em Português, entre outros.
Apoios esses que “contribuíram para amenizar o sofrimento do afastamento dos familiares e contribuir para a sua integração na Região”.
A governante fez questão ainda de relembrar que “uma vez obtido o cartão de residente, qualquer cidadão ucraniano tem direito aos apoios disponibilizados pelo Estado e pelo Governo Regional”.
“Hoje e sempre, impõe-se que estejamos ao lado e do lado de todos os que tiveram de sair do seu país para encontrar paz. O povo madeirense sempre foi um povo solidário e acolhedor”, concluiu.