São dados avançados por Ana Sousa, Secretária Regional com a tutela do Trabalho, durante as comemorações do aniversário da Associação Barmen da Madeira que assinala, esta segunda-feira, 54 anos de existência.
Feitas as contas, em 2024, só no âmbito destes dois setores, onde se insere a carreira de barmen, foi negociado um aumento mínimo superior a 60 euros, com efeitos retroativos a 1 de janeiro do presente ano.
Para Ana Sousa, “trata-se de um reconhecimento mais que justo, pelo papel fundamental que estes trabalhadores desempenham na promoção do turismo da nossa Região, contribuindo diariamente para que a Madeira continue a ser um exemplo de qualidade no setor do turismo”.
“Não poderia deixar de endereçar uma palavra de apreço à Direção Regional do Trabalho que tem assegurado os diferentes processos de negociação coletiva, com natureza conciliatória e de mediação, sempre com o objetivo de alcançar uma maior coesão social, sem descurar a aproximação e o equilíbrio de vontades entre empresas e os trabalhadores”.
As comemorações decorreram num dos estabelecimentos comerciais da Associação, no Mercado dos Lavradores, e contou com a presença de sócios, amigos e entidades públicas e privadas que contribuíram, ao longo dos anos, para o crescimento desta associação que conta já com um vasto palmarés de conquistas em competições internacionais.
“A Associação Barmen da Madeira é um verdadeiro pilar na formação, no desenvolvimento e na valorização de uma profissão que exige não apenas técnica, mas também criatividade, simpatia e um profundo conhecimento das nossas raízes culturais. Em nome do Presidente do Governo Regional, deixo uma palavra de profundo agradecimento pelo vosso contributo e faço votos de muitos mais anos de sucesso e conquistas”, concluiu.