O Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Sancho Gomes, vai estar em Jersey entre 22 e 26 de agosto, no “Portuguese Food Festival”, que decorre em Saint Helier, no People’s Park, onde são esperadas mais de 30 mil pessoas.
Naquela que é a primeira visita oficial enquanto responsável pela pasta das Comunidades àquela ilha do Canal, Sancho Gomes, terá uma agenda preenchida.
Para além do ponto alto que será a XXIII Edição do ‘Portuguese Food Festival’, o governante vai encetar reuniões com entidades regionais, consulares, locais e com empresários madeirenses ali residentes.
No dia da chegada, a 22 de agosto, o Conselheiro da Diáspora Madeirense em Jersey, João Carlos Nunes, irá apresentar cumprimentos novo diretor das Comunidades.
Para dia 23 de agosto estão marcados encontros e reuniões com empresários madeirenses radicados em Jersey.
Durante o dia de sábado (24 de agosto), Sancho Gomes vai reunir com o Mayor de Saint Helier, Simon Crowcroft. À noite vai participar na cerimónia oficial de abertura do Portuguese Food Festival no People´s Park.
No domingo (25 de agosto), o governante regressa ao Festival, para visitar os comerciantes. A tarde ficará marcada pela visita a empresas de madeirenses.
O ponto alto da visita será o ‘Portuguese Food Festival’, o maior evento português realizado em Saint Helier, com assinatura madeirense. Não faltará animação, música as barracas de comes e bebes com a tradicional espetada, a carne de vinha d’alhos, ou o bolo do caco.
“Esta é mais uma manifestação do fenómeno da ‘Madeirensidade’ além-fronteiras”, destacou Sancho Gomes, sublinhando que “os emigrantes madeirenses são os verdadeiros embaixadores da Madeira” nos vários países de acolhimento.
“Os nossos conterrâneos promovem e divulgam a nossa identidade cultural, as nossas tradições, os nossos costumes e valores, a nossa etnografia e gastronomia nos vários países de acolhimento. São o nosso maior ativo”, disse, apontando o ‘Portuguese Food Festival’, uma recriação dos típicos arraiais madeirenses, como uma homenagem à Região.
Paralelamente, continuou o responsável, "este evento promove a Madeira enquanto destino turístico, para além de garantir a unidade, a coesão e a organização da Comunidade madeirense nas ilhas do Canal”.
“Tudo com a assinatura de madeirenses que constituem uma comunidade exemplar naquele país de acolhimento e que mesmo à distância contribuem para engrandecer o nosso povo e a nossa cultura", concluiu.
Recorde-se que na edição de 2023, durante os cinco dias do Festival, atuaram 15 artistas na cidade de Saint Helier, alguns vindos diretamente da Madeira. Trata-se de um evento promovido pelo hoteleiro João Carlos Nunes, conselheiro das Comunidades Madeirenses em Jersey e presidente da Comissão de Festas.