O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Sancho Gomes, chegou esta quinta-feira a Jersey, onde ficará até 26 de agosto, naquela que é a sua primeira deslocação oficial ao exterior, enquanto responsável pela pasta da diáspora madeirense.
À chegada, o governante foi recebido pelo Conselheiro das Comunidades Madeirense nas ilhas do Canal, João Carlos Nunes, que é também o homem responsável pela organização do “Portuguese Food Festival”, um dos maiores eventos portugueses realizados em Jersey, com assinatura madeirense, no qual são esperadas mais de 30 mil pessoas durante os cinco dias de festa.
Sancho Gomes elogiou a Comunidade residentes naquela Ilha do Canal, e em especial o trabalho desenvolvido por João Carlos Nunes na promoção e na divulgação das tradições, dos valores e da identidade cultural madeirense naquela ilha britânica.
“O trabalho que o nosso representante João Carlos Nunes desenvolve aqui em Jersey, há longos anos, no acompanhamento à nossa comunidade, na informação permanente ao Governo Regional e na promoção da Madeira é impagável”, disse Sancho Gomes após reunião mantida com o Conselheiro.
“O Portuguese Food Festival, que se realiza em Saint Helier, no People’s Park, de 22 a 26 de agosto, é um dos muitos exemplos. Trata-se de um evento que une a Comunidade Madeirense, e ao mesmo tempo que contribui para a sua integração no país de acolhimento, mantém e divulga a nossa identidade cultural junto das gerações mais novas e junto da população local”, sublinhou o governante madeirense.
Também João Carlos Nunes salientou a união que o “Portuguese Food Festival” proporciona e a proximidade à terra de origem. “Este evento tem como objetivo unir a comunidade, manter a nossa cultura. Esta é uma das formas que encontramos para estarmos ligados ao nosso País, embora estando fora dele, pois são estes eventos que nos ligam à nossa terra de origem”, disse o Conselheiro.
Durante os quatro dias de visita oficial a Jersey, Sancho Gomes, terá uma agenda preenchida. Para além do ponto alto que será a XXIII Edição do ‘Portuguese Food Festival’, o governante vai encetar reuniões com entidades regionais, consulares, locais e com empresários madeirenses ali residentes.
Para dia 23 de agosto estão marcados encontros e reuniões com empresários madeirenses radicados em Jersey. No dia seguinte, sábado, 24 de agosto, Sancho Gomes vai reunir com o Mayor de Saint Helier, Simon Crowcroft, e à noite vai participar na cerimónia oficial de abertura do Portuguese Food Festival no People´s Park.
No domingo (25 de agosto), o governante regressa ao Festival, para visitar os comerciantes, reservando a tarde para visitas a empresas de madeirenses. O regresso, está marcado para 26 de agosto.