A leitura é uma fonte inesgotável de acesso ao conhecimento, crescimento profissional e à formação de uma personalidade reflexiva, comunicativa e crítica. Ler estimula a imaginação, exercita a memória, enriquece o vocabulário e potencia o exercício de uma cidadania atuante e partilhada. O Projeto de lnvestigação Aprender a Ler e a Escrever em Portugal, da autoria de Maria de Lurdes Rodrigues, lsabel Alçada, Teresa Calçada e João Mata (parceria entre a EPIS e o Fórum das Políticas Públicas - CIES-IUL), de 2O17, concluiu que o défice de competências em leitura é a principal causa do insucesso no 1.º ciclo do ensino básico. Acrescenta-se, também, que os seus efeitos nefastos se repercutem ao longo do percurso escolar, uma vez que a compreensão de leitura é essencial para o desenvolvimento de competências que são essenciais para o sucesso nas mais variadas áreas disciplinares. Com vista a criar e desenvolver um Programa de Leitura nas escolas com valência de 1.º ciclo do ensino básico, lançamos o desafio às direções destas escolas a planificarem uma intervenção estratégica que assuma o propósito de desenvolvimento de dinâmicas de aprendizagem da leitura, com atenção focada, que trace um diagnóstico e alternativas de intervenção estruturadas, com afetação de professores da própria escola, com gosto e perfil para o ensino intensivo da leitura, de preferência nos 1.º e 2.º ano de escolaridade, destinado aos alunos que manifestem precocemente dificuldades no processo de leitura. Cada escola, ao abrigo da sua autonomia pedagógica e organizativa, e no desenvolvimento do respetivo projeto educativo, poderá elaborar um Programa de leitura que dê resposta às necessidades dos seus alunos. Abaixo deixamos, como sugestão, uma proposta de Programa de Leitura.
Mais informações no ofício em anexo.