O presidente do Governo Regional considerou hoje magnífico o “Estúdio 21”, uma associação que congrega o ensino musical com um estúdio de última geração, por onde já passaram grandes nomes da música nacional e internacional. O governante falava durante uma visita que fez às instalações daquela escola, ao Largo das Torneiras, no Funchal.
Miguel Albuquerque, na ocasião, salientou ser muito importante dar-se «a conhecer aos madeirenses aquilo que é a realidade artística e o que as novas gerações estão a fazer no campo da arte, quer nas Artes Plásticas, quer na Música, quer noutras formas de arte».
Até porque, como sublinhou, «há uma nova geração que já foi formada, nas escolas madeirenses, num quadro de ensino com acesso à Educação Artística». E, destacou, o reflexo dessa aposta por parte do Governo Regional está à vista.
O líder madeirense salientou ser muito importante que o Executivo madeirense continue a apoiar a Educação Artística e a atividade cultural, mas relevando que «a melhor forma de apoio não é através de subsídios, mas sim participar nas suas iniciativas». E é isso, garante, que o seu Governo irá continuar a fazer.
Por outro lado, lembrou que esta é uma geração que está também vocacionada para fins filantrópicos. Para defender que «a ideia de ligar as artes à Inclusão Social (o Studio 21 tem um projeto que incentiva os seus alunos para atividades solidárias e promove eventos solidários com a sua participação) é uma ideia muito interessante e que eles têm capacidade de desenvolver».
Desta forma, considerou magnífica aquela escola. «Está muito bem posicionada na cidade do Funchal, com todos os materiais necessários, com todos os instrumentos, com salas de aula. E não me admira que esteja certificada para dar ensino de qualidade a quem a frequenta», destacou, a concluir, frisando estar muito satisfeito com o sucesso da mesma.
A Associação Musical e Cultural das Ilhas tem como presidente Rui Alexandre Gonçalves e como coordenadora da escola Andreia Miranda. Iniciou a sua atividade em 2020 e, além de proporcionar formação musical, inclui um estúdio de última geração.
Este centro não só já inspirou e certificou mais de 300 alunos com diplomas reconhecidos internacionalmente pela Rockschool®, alinhados com o Tratado de Bolonha e o Quadro Europeu de Qualificações, como também se destacou como a entidade com a melhor média nacional e o maior número de candidaturas por época de exame em Portugal.