A Comissão acaba de lançar dois concursos para a criação de fábricas de Inteligência Artificial (IA), com o intuito de reforçar a liderança europeia no domínio da IA fiável. Estas serão criadas em torno da rede da UE ao nível mundial de supercomputadores europeus para a computação de alto desempenho (HPC) e estarão disponíveis para uma série de utilizadores europeus, como as empresas em fase de arranque, a indústria e os investigadores.
O convite à apresentação de propostas contínuo foi lançado pela Empresa Comum EuroHPC e estará aberto continuamente até 31 de dezembro de 2025, com o primeiro prazo a 4 de novembro de 2024 e datas intermédias subsequentes de três em três meses, enquanto os fundos estiverem disponíveis. Este convite será apoiado por uma contribuição da UE de cerca de mil milhões de euros provenientes do Programa Europa Digital e do Horizonte Europa e por um montante equivalente de financiamento proveniente dos Estados-Membros.
Refira-se que as fábricas de IA são um dos destaques do pacote de inovação no domínio da IA apresentado pela Comissão em janeiro de 2024.