No passado dia 30 de agosto, a Direção Regional do Ambiente e Mar deslocou-se à Selvagem Pequena, no arquipélago das Selvagens, para fazer a monitorização anual de lixo-marinho em praias. Esta ação contou com a indispensável colaboração da Marinha através do NRP Tejo e da sua tripulação, e do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza através dos vigilantes da natureza que colaboraram nas manobras de embarque/desembarque do navio para terra.
Como resultado do trabalho efetuado na Selvagem Pequena foram recolhidos cerca de 70 Kg de resíduos na Praia do Cerno, sendo 94 % plásticos dos quais a grande maioria são fragmentos de plásticos (2,5cm-50cm), tampas, garrafas, cabos, cordas, pedaços de redes, entre outros.
A monitorização de lixo-marinho na Selvagem Pequena está integrada no Programa Regional de Monitorização de Lixo-Marinho em Praias da Madeira desenvolvido pela Direção Regional do Ambiente e Mar desde 2019, e foi realizada no âmbito do projeto Free litterAT.
O Projeto Free LitterAT é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Interreg Espaço Atlântico.
Saiba mais em https://freelitterat.eu/