A formação de nível II dá continuidade à formação de nível I e visa responder às especificidades de preenchimento de candidatura dos programas em Gestão Direta, em particular às exigências do programa Europa Criativa e às necessidades práticas dos profissionais da cultura na Região para preparação de candidaturas neste âmbito. São objetivos da formação:
Conhecer as prioridades estabelecidas pelo programa Europa Criativa – Projeto de cooperação europeia, os seus documentos regulamentares, interpretando as características fundamentais do aviso e as principais guidelines temáticas a observar na redação da candidatura;
Distinguir os elementos fundamentais na construção de um projeto europeu: análise de necessidades; valor acrescentado europeu; resultados tangíveis e dissemináveis; questões transversais e o estabelecimento de parcerias;
Aprender a utilizar o Portal da Comissão Europeia no processo de candidatura, registo da entidade e criação do formulário de candidatura e processo de submissão;
Conseguir responder com clareza às questões centrais do formulário, assegurando a articulação e o cumprimento dos critérios de seleção e contornando os aspetos mais críticos evitando, assim, os erros mais frequentes.
Destinado a organizações coletivas, culturais e criativas que estejam a elaborar candidaturas ao Programa Europa Criativa, Projetos de Cooperação Europeia. As sessões focarão os seguintes aspetos:
Enquadramento estratégico/ bons exemplos e parcerias.
● Agenda Estratégica da EU e os objetivos e prioridades do Programa Europa Criativa. Documentos de referência fundamentais e especificidades regulamentares a observar. Como incluir as guidelines temáticas: cultura, ambiente e sustentabilidade, inclusão e direitos sociais e digital.
● Como encontrar inspiração em exemplos e em boas práticas de projetos aprovados. Alguns exemplos na RAM. Como encontrar os parceiros certos para um futuro projeto.
Noções elementares prévias
● Alinhamento com as prioridades definidas no programa; análise de necessidades ao nível Europeu; noção de valor acrescentado europeu; resultados tangíveis e dissemináveis; inclusão das questões transversais e o estabelecimento de parcerias. A importância do wording e da terminologia. Praticalidades e truques na redação da redação. Como evitar os erros mais frequentes.
Candidatura step by step
● Utilização do Portal da Comissão Europeia no processo de candidatura ao Programa. Registo da entidade e criação do formulário de candidatura nas diferentes partes que o compõem e submissão do projeto.
● Resposta às questões centrais do formulário, assegurando a articulação e o cumprimento dos critérios de seleção, a simplicidade da proposta e sua coerência interna e externa.
● Desenho dos pacotes de trabalho e respetivas atividades, deliverables e milestones. Estratégia de informação, comunicação e disseminação dos resultados. A importância do legado do projeto, garantindo a transferência de conhecimento, a utilidade futura e a contribuição do projeto para uma perceção positiva da EU.
Workshop - Como fazer um pitch de Sucesso
Aprende a promover o teu projeto numa apresentação rápida e efetiva.
Um pitch é uma apresentação direta e curta, com o objetivo concreto de fazer alguém aderir à nossa ideia ou projeto. Embora pareça uma tarefa razoavelmente simples, fazer um pitch envolve muitas questões, desde conseguir explicar resumidamente a tua proposta até ao acerto da mensagem em função da tua audiência ou interlocutor. Existem vários formatos de pitch mas geralmente, todos eles giram em torno de fatores chave: síntese da tua ideia, do tempo que dispões, o suporte que usas e, fundamentalmente, da tua mensagem e da tua preparação. O sucesso do teu projeto pode depender de um bom pitch de arranque e fazer um bom pitch só depende de ti.
O que inclui:
● Pitch: o que é e como fazer
● Arrumar as ideias. Roteiro simplificado elaboração de um projeto cultural
● Conhecer o nosso interlocutor
● Tipos de pitch, elementos-chave e respetivos suportes (tempos: 1, 3 a 5, 7 a 10, e até 20 minutos)
● A mensagem
● A preparação
● Linguagens: linguagem verbal e linguagem não-verbal
● Estudo de um exemplo prático
Auditório da Casa - Museu Frederico de Freitas
Dias 26 e 27 de setembro das 14h00 às 18h00
Dia 28 de setembro das 09h00 às 13h00
Workshop
Dia 27 de setembro das 10h00 e às 12h00
Formador
Francisco Cipriano
Formulário de inscrição