A secretária regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, Rafaela Fernandes, participou no 6.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana (ENLU), organizado pela Associação Limpeza Urbana - Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis. Mais do que um evento técnico ou institucional, a governante referiu tratar-se de «uma oportunidade para refletirmos sobre o futuro das nossas cidades, do ambiente que nos rodeia, e, acima de tudo, da qualidade de vida que queremos oferecer às gerações presentes e futuras».
Em representação do Governo Regional da Madeira, Rafaela Fernandes lembrou que a Madeira é uma região que, pela sua especificidade geográfica e ambiental, entende bem a importância de uma gestão rigorosa e sustentável dos resíduos. «Como tutela de uma das principais empresas regionais na área dos resíduos, compreendemos que as decisões que tomamos hoje impactam diretamente a nossa economia, o nosso ambiente e a nossa comunidade. É por isso que o tema deste encontro, "Mais sustentabilidade, mais limpeza. Mais ambiente, mais economia, mais pessoas", não poderia ser mais oportuno e alinhado com o nosso propósito.
No contexto das políticas regionais, Rafaela Fernandes disse que a Madeira tem vindo a investir fortemente na transição para uma economia circular, onde os resíduos são reaproveitados e valorizados ao máximo. Estamos comprometidos com a redução do desperdício, a reciclagem e o desenvolvimento de soluções inovadoras que promovam um uso mais racional dos recursos. Ao apostarmos em práticas mais sustentáveis, não estamos apenas a proteger o nosso ambiente; estamos também a preparar o nosso futuro económico.