A Secretária Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente visitou o balcão único do Bupi, em São Vicente, no âmbito do processo de cadastro simplificado para se inteirar do trabalho. Já foram identificados 6926 prédios nos municípios até agora sem cadastro, neste período de 6 meses.
O Diretor Regional do Ordenamento do Território coordena a operação que junta colaboradores das Câmaras. No Município de São Vicente o trabalho de identificação e caraterização de prédios no âmbito do Cadastro Simplificado já chegou a mais de 1000 prédios.
Este importante trabalho permite a regularização cadastral da propriedade e dessa forma facilitar os negócios jurídicos e para a atividade agrícola em especial permite aceder aos apoios públicos uma vez concluído o pedido de parcelar.
A governante reconheceu o trabalho profícuo da DROTe e das Câmaras que estão envolvidas nesta operação com a grande vantagem da proximidade pela descentralização do balcão nos concelhos.
Sobre a aposta do Governo Regional nesta área, o dirigente salientou o investimento na atualização dos meios e equipamentos com a oportunidade de financiamento PRR.
Segundo Ilídio Sousa, todo o trabalho desenvolvido está também a ser articulado com a estratégia de transição digital dos serviços da administração pública regional, especialmente nas áreas da informação cadastral, do licenciamento de operações urbanísticas e na monitorização territorial, o que no seu conjunto resulta numa mudança significativa sobretudo para a eficácia dos serviços públicos prestados aos cidadãos. Atualmente o sistema cadastral harmoniza a informação com o Registo Predial e com a Autoridade Tributária e disponibiliza em tempo real, a informação cadastral aos cidadãos.