O presidente do Governo Regional, que falava na cerimónia de comemoração dos 135 anos da ESFF e de homenagem a 17 professores e funcionários (agora reformados) e de entrega de diplomas de mérito a 258 alunos, lembrou a propensão pedagógica daquele estabelecimento escolar para as Artes e para a Criatividade, segmentos educacionais cada vez mais indispensáveis na Sociedade de hoje.
Uma curta intervenção, onde a tónica esteve na valorização do trabalho dos professores e do pessoal auxiliar: «Se hoje temos uma Educação na Madeira que é excecional, esse trabalho deve-se a diversas gerações de professores e professoras e de funcionários das escolas, que tiveram o empenho, a dedicação e sobretudo a vontade de recuperarmos de uma tragédia que tínhamos aquando da conquista da Autonomia – a circunstância de 60% da população ser
analfabeta – de modo a que hoje consigamos estar nos resultados do PISA 2022 acima da média nacional e da média europeia».
Esse, reforçou, «é um trabalho que se deve à classe docente e também a todo o pessoal que trabalha nas nossas escolas. «O meu muito obrigado, em nome do Governo!», acrescentou.
A concluir, fez questão de desejar a todos as melhores felicidades, agradecer o trabalho realizado e «dar os parabéns aos alunos premiados pelos resultados de mérito alcançados no último ano letivo», bem como prestar o reconhecimento governamental aos professores e funcionários hoje homenageados.