A Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente e Mar (DRAM), desenvolve, desde 2020, o Programa Regional de Monitorização de Lixo Marinho em Praias da Madeira.
Este programa tem por objetivo aumentar o conhecimento científico, aumentar a sensibilização sobre esta problemática e remover o passivo ambiental.
Esta monitorização decorre, a cada 3 meses, em praias com determinadas caraterísticas e neste momento, é realizada em 8 praias na Madeira e em 2 no Porto Santo.
Durante os meses de setembro e outubro, decorreu a campanha de outono de monitorização de lixo marinho e como resultado desta campanha foram recolhidos cerca de 88 Kg de resíduos, num total de mais de 3350 itens recolhidos, tais como tampas/cápsulas, garrafas, fragmentos plásticos e de esferovite, embalagens, caixas de pesca, cordas, redes, beatas, entre outros.
Os resultados das campanhas de monitorização são compilados em relatórios anuais. Consulte aqui o último relatório referente ao ano de 2023.