A Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, doou a exposição "Olhares da Resistência – Uma Homenagem aos Defensores da Ucrânia" à Associação Ucrânia com Amor. A cerimónia de entrega teve lugar esta quarta-feira, (16 de outubro), às 11h00, no Palácio do Governo, onde o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Sancho Gomes, entregou as 33 fotografias que compõem a mostra aos representantes da associação, Katherine Leacock e Yuri Samson.
Organizada no âmbito do Dia dos Defensores da Ucrânia, a exposição, que esteve patente na Reitoria da Universidade da Madeira, oferece um olhar profundo sobre a força, coragem e sacrifício dos homens e mulheres que defendem a Ucrânia num dos momentos mais desafiantes da história recente daquele país.
Os “Olhares da Resistência” reúne fotografias captadas por fotógrafos amadores, muitos dos quais participam diretamente no conflito. Alguns dos rostos retratados perderam a vida em combate, outros estão desaparecidos, enquanto alguns sobreviventes vivem atualmente na Madeira com as suas famílias.
Durante a cerimónia, Sancho Gomes sublinhou a importância da doação deste acervo fotográfico. “Com esta exposição, não estamos apenas a homenagear os defensores da Ucrânia, mas também a reconhecer a luta universal pelos valores ocidentais, pela liberdade e pela democracia”.
A Madeira, continuou o governante, “tem acolhido a comunidade ucraniana de braços abertos e, com esta doação, queremos reforçar o nosso compromisso com a sua integração e bem-estar. Esta é a nossa forma de dizer que estamos com eles, não apenas como cidadãos com o Estatuto de Proteção Temporária, mas como parte integrante da nossa sociedade."
Isto porque a doação da exposição à Associação Ucrânia com Amor promove o fortalecimento dos laços culturais entre os madeirenses e os ucranianos que reconstruíram as suas vidas na ilha, sublinhou o responsável pela pasta das Comunidades.
Katherine Leacock e Yuri Samson, curador da exposição, expressaram a sua gratidão durante a cerimónia, destacando o papel desta mostra como um símbolo da resiliência e da esperança que persistem, além das fronteiras da Ucrânia, mesmo em tempos de guerra.
"Olhares da Resistência" é uma reflexão sobre a humanidade que resiste no meio do caos, onde o sofrimento e a coragem coexistem com a fé e a busca incessante pela paz. A partir de amanhã ficará patente na sede da Associação Ucrânia com Amor, localizada no Cowork da Junta de Freguesia de São Martinho.
“Mais do que uma exposição, este é um testemunho de esperança. Queremos que as famílias ucranianas que vivem entre nós saibam que as suas histórias serão lembradas”, concluiu Sancho Gomes.
A cerimónia de entrega da exposição foi um marco de solidariedade e cooperação, onde foram reafirmadas as políticas de integração e de inclusão preconizadas pelo Governo Regional da Madeira.