A nova ligação direta entre Reiquejavique e Madeira, da responsabilidade da Play Airlines, teve início na tarde desta terça-feira, com a chegada do voo inaugural ao Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo.
O Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, juntamente com Sara Marote, Diretora Executiva da Associação de Promoção da Madeira, Edgar Carvalho, Diretor do Aeroporto da Madeira, Cláudia Gonçalves, responsável pelo departamento de Marketing daquela infraestrutura, esteve presente no local para assinalar a estreia da nova operação. O voo aterrou no horário previsto trazendo 180 passageiros a bordo, ou seja, lotação esgotada.
A nova operação da Play Airlines, companhia low-cost islandesa, oferece um voo semanal, às terças-feiras, até 10 de junho de 2025. Estão programadas 35 frequências, em Airbus A320neo de 180 lugares, correspondendo a uma oferta total de 6.300 lugares em cada sentido de viagem.
Esta é a primeira operação regular do Aeroporto da Madeira com origem e destino na capital da Islândia. Até ao momento, a Região já tinha recebido alguns diversos voos charter, pontuais, com origem naquele país do Norte da Europa (Reiquejavique ou Akureyri, cidade localizada na parte norte do território), operados pela Icelandair e pela Neos.
O Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, começou por saudar a estreia desta rota, em regime regular, referindo que os mercados da Escandinávia e Europa do Norte estão entre os mercados prioritários (com forte potencial de crescimento e de valor atrativo) e os mercados de diversificação para o setor turístico da Região.
Aliás, acrescenta, um dos objetivos estratégicos para o Turismo da Madeira durante este ano passava por recuperar as acessibilidades e operações nos mercados nórdicos. “Com esta nova operação da Play Airlines, a par e passo com outras operações que ocorrem durante todo o ano no Aeroporto da Madeira, como a da Finnair para Helsínquia e a da Norwegian para Oslo, ou aquelas que se realizam durante o Inverno IATA como é o caso da Braathens para Estocolmo, da Norwegian para Copenhaga e as da Sunclass Airlines para Helsínquia e Copenhaga, estamos a reforçar a aposta nesses mercados com grande potencial para a Região”, refere.
O Secretário Regional sublinha ainda que este trabalho que tem vindo a ser feito conjuntamente pelo Turismo da Região, através da Associação de Promoção da Madeira, pelo Turismo de Portugal e pela ANA Aeroportos no que concerne a captação de mais companhias aéreas e rotas para a Madeira “beneficia, de sobremaneira, o setor turístico regional, mas também os residentes na Região que passam a usufruir de cada vez mais ligações diretas”.