Acabou de ser autorizado, em Conselho de Governo, o auxílio financeiro às Bordadeiras da Região. Assim, cada uma das 860 profissionais irá receber 300 euros anuais (mais 100 euros do que em 2023) perfazendo um montante global de 258 mil euros.
Trata-se de um compromisso com vista a apoiar as bordadeiras na aquisição dos meios de produção e na aquisição de bens que permitam o exercício da atividade. Com esta medida o Governo Regional pretende igualmente melhorar a qualidade do Bordado da Madeira e assegurar a sustentabilidade e o crescimento do setor.
O Bordado da Madeira é uma atividade artesanal enraizada na história da Região, com reconhecimento internacional constituindo um imprescindível elemento da identidade e da cultura, contribuindo diretamente para a diferenciação do destino enquanto Região de património cultural diversificado e genuíno.
O Governo Regional tem desde sempre apoiado esta atividade por intermédio de ações de promoção na Região e no exterior. O Bordado Madeira representa cerca de meio milhão de valor de negócio.