O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou, em representação do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, na cerimónia de abertura da 7ª Edição das Jornadas de Pneumologia em MGF da Madeira e Continente, no dia 25 de outubro, no Hotel Vidamar, no Funchal.
O governante aproveitou a ocasião para recordar algumas conquistas que ilustram os avanços na área da Saúde na RAM nos últimos 10 anos, uma evolução que só foi possível com “a plena participação dos profissionais” e que, apesar de todas as vicissitudes que se assiste no mundo, no país e na região, “a Saúde na RAM mantém-se ativa e com a mesma dinâmica”.
“Estamos a construir um Serviço Regional de Saúde diferente”, disse, com um “Hospital do Futuro para uma resposta diferenciada” e com a “integração total de cuidados” para a proteção/promoção da Saúde e prevenção da doença ao nível dos cuidados de saúde primários, cuidados continuados e cuidados paliativos. Para o futuro, pretende-se “um modelo de atuação centrado no value based healthcare”, onde todos os atos têm de acrescentar valor para o cidadão e para a instituição e “uma população com maior literacia em Saúde” para uma utilização adequada dos serviços disponíveis. “Assim teremos dois pilares sólidos para a sustentabilidade do sistema”, acrescentou.